Entrada

CONSELHOS DE CARREGADORES AFRICANOS

O novo secretário geral da União dos Conselhos de Carregadores Africanos (UCCA) vai ser eleito, entre os dias 6 e 9 de Fevereiro, durante a Assembleia Geral da Associação, que se realiza em Ouagadougou, República do Burkina Faso.

O anúncio consta de um relatório do Conselho Nacional de Carregadores, divulgado recentemente, sobre as actividades de carácter internacional em que a organização participou durante o ano transacto.

Os Conselhos de Carregadores surgiram no continente africano, em meados dos anos 70, na sequência da reunião organizada pela CNUCED, entre 1968/74, para organizar o comércio marítimo.

Reunião Ordinária do Comité Director

Douala-CAMARÕES, 07 a 09 de Fevereiro de 2017

Realizou-se a sessão ordinária do Comité Director da União dos Conselhos de Carregadores Africanos (UCCA), de 07 a 09 de Fevereiro de 2017 em Douala, República dos Camarões, presidida pelo Presidente da UCCA, Director Geral do Ghana Shippers Authority (GSA), Doutor. Kofi Mbiah com a presença de 15 dos 19 Conselhos de Carregadores membros, nomeadamente: Angola (CNCA),

Conselho Nacional na União de África

Angola passou a integrar, na sexta-feira, o secretariado da União dos Conselhos de Carregadores Africanos, após a eleição dos novos corpos gerentes desta organização, que decorreu em Kinshasa. O nigerino Adamou Saley foi eleito secretário-geral da UCCA, sucedendo ao senegalês Serigne Diop.

IXª ASSEMBLEIA GERAL DA UCCA

IXª ASSEMBLEIA GERAL DA UCCA

ELEIÇÃO DO NOVO SECRETÁRIO GERAL

  1. BREVE HISTORIAL DA UCCA

A União dos Conselhos de Carregadores Africanos (UCCA) órgão especializado da Organização Marítima de Africa do Oeste e do Centro (OMAOC), foi criado em Fevereiro 1977, em aplicação dos dispositivos da terceira (3ª) CMEAOC realizada em Accra (GHANA).

Lista dos directores membros da UCCA

Lista dos membros da UCCA

Notícias

Durante último trimestre do ano de 2017, O CNC através da sua área de Intercâmbio Internacional realizou as seguintes actividades:

11.      O CNC fez-se presente no Fórum Anual dos Carregadores – Annual Global Shippers’ Forum realizado em Las Palmas, Espanha de 01- 06 de Outubro de 2017. Neste evento foram analisados e discutidos vários temas tais como:

As responsabilidades do GSF no âmbito da consolidação industrial e o seu impacto para os carregadores, os mercados de linhas marítimas e as políticas de competitividades entre elas, eliminação de práticas anti-competitivas, problemática de segurança marítima e o transporte aéreo. O impacto das taxas portuárias; poluição marítima e aérea e fretes aéreos.

Importa salientar que o evento foi marcado pela apresentação e aprovação do relatório financeiro correspondente ao I Semestre do ano de 2017.

25 de Outubro de 2017, às 10h de Genebra, Suíça, na sede das Nações Unidas, foi lançado formalmente o relatório sumário referente ao transporte marítimo internacional no ano de 2017, no âmbito da UNCTAD/ CNUCED (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento).

Nesta cerimónia, aguardada com muita expectativa, participaram peritos de vários países, tendo Angola se feito presente pelos senhores Rui Moita e Rogério Matondo, do Conselho Nacional de Carregadores, órgão tutelado pelo Ministério dos Transportes.