CNC Angola - Conselho Nacional de Carregadores

Conselho Nacional de Caregadores | Home

Indústria marítima depende da eficácia do transporte

Luanda - O crescimento da indústria marítima em Angola dependerá da eficácia do transporte de cargas em grande escala, declarou em Luanda, o presidente da Associação Angolana dos Oficiais da Marinha Mercante, Simão Funda.

Segundo o responsável, a eficácia dos transportes contribuirá igualmente para o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável do País.

Saldo comercial é favorável ao país

O comércio entre Angola e a China atingiu, no primeiro semestre, 7.165 milhões de dólares (1,2 triliões de kwanzas), em resultado de exportações angolanas de 6.435 milhões e importações de 729 milhões (121,5 mil milhões), indicam dados divulgados terça-feira em Macau.

Os números indicam que o valor das trocas caiu em 31,29 por cento face ao mesmo período de 2015, com as exportações angolanas a baixarem 22,29 por cento e as importações 66,01 por cento.
Luanda foi, assim, o segundo maior parceiro comercial na China na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que, naquele período, viu as trocas recuarem 13,34 por cento em termos homólogos, para 41.691 milhões de dólares.

Operadores disponíveis para o repto económico

Angola vive um período de grandes desafios, cuja solução passa pela diversificação da economia, pela variação das fontes de receita e pelo estudo conjunto de saídas, disse o administrador Hermenegildo Gaspar, da Administração Geral Tributária (AGT), ao encerrar, ontem, a Primeira Conferência Nacional dos Despachantes Oficiais, aberta na quarta-feira.

Sines movimentou 608 mil TEUs nos primeiros oito meses do ano
 
O Terminal XXI do porto de Sines, concessionado à PSA Sines, movimentou um total de 608 mil TEUs nos primeiros oito meses do ano, valor que representa um crescimento de 67% face a período homólogo de 2012 e que já superou todo o movimento realizado no ano passado (553 mil TEUs), confirmando 2013 como o melhor ano de sempre.
Conferência Ministerial Vice-ministra dos Transportes do Gana está em Luanda

Luanda – Com o propósito de participar na reunião da Mesa da Conferência dos Ministros dos Transportes da União Africana, que o país acolhe a partir de hoje, terça-feira, chegou esta tarde a Luanda, a vice-ministra dos Transportes do Gana, Joyce Bawa-Mogtari.

A responsável ganense participa no encontro de Luanda em representação da titular da pasta dos transportes daquele país oeste- africano, Dzifa Aku Ativor. Estão já no país, com o mesmo propósito, delegações da RD Congo, Etiópia, a Comissária da União Africana para Infra-estrutura e Energia, e demais convidados.

Notícias

ANGOLA PARTICIPA NA, 1ª Edição da Exposição Económica e Comércio Angola-China, Realizada de 27 a 29 de Junho do ano em curso na CHINA.

À convite do Governo Chinês, Angola esteve presente na 1ª edição da Exposição Económica e Comércio China - Angola que decorreu de 27 a 29 de Junho do ano em curso, com uma Delegação Multissectorial, chefiada pelo Ministro do Comércio Dr. Jofre Van-Dunem, na Cidade Chinesa de Changsha, cujo foco principal foi o aperfeiçoamento das relações comerciais, bem como a captação de investidores com a perspectiva da diversificação económica, em curso no nosso País.

Realizou-se em Kinshasa, República Democrática do Congo de 13 - 15 de Junho de 2019, no Hotel Kempinski Hotel Fleuve Congo, a Sessão Ordinária do Comité Director da UCCA presidida pelo Senhor Ervé Sébastien ILBOUDO, Presidente em exercício da União dos Conselhos de Carregadores Africanos (UCCA)