Cabinda e Zaire com novos chefes dos serviços provincial

Francisco Gomes Tchimbavo é o novo chefe dos serviços provincial do Conselho Nacional de Carregadores em Cabinda, em substituição de António Assunção da Conceição Luís, depois de ter desempenhado a mesma função no município do Soyo, no Zaire.

 

Os participantes no conselho consultivo do Ministério dos Transportes, realizado na cidade do Lobito, em Benguela, concluíram existirem estruturas de custo muito pesados e excedentes de mão-de-obra na maioria das empresas.

  

Com efeito, defendem investimentos fundamentais e imprescindíveis, com prioridade para a rede estabilizada informática (ERPS), gestão de sistema integrado, formação, transporte e infra-estrutura.

Angola vai assumir, a partir de 2020, a presidência rotativa da União dos Conselhos de Carregadores Africanos (UCCA), depois de ter estado a frente da organização por duas ocasiões, 2001 e 2004. A decisão saiu da 11ª Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada em Ouagadougou, no Bukina Faso.

Na assembleia convocada por Bismarck Benonita, ainda na condição de presidente da UCCA, Angola, através do Conselho Nacional de Carregadores (CNCA), passou a assumir a vice-presidência daquela organização africana.

A realização da assembleia realizada em Fevereiro coincidiu com o lançamento das actividades comemorativas do 40.º aniversário da criação do Conselho anfitrião, que decorreu sob o tema: «O CBC, 40 anos ao serviço dos carregadores, da economia nacional e das populações: Balanço, desafios e perspectivas».

Com novos directores-gerais adjuntos  

Manuel António Paulo foi reconduzido, no passado dia 23 de Fevereiro, ao cargo de director do Conselho Nacional de Carregadores (CNC), instituição afecto ao Ministério dos Transportes.

Reconduzido em comissão de serviço, o director -geral do CNC vem desempenhado o cargo desde 2015. Ainda no quadro de rotação de quadros, o ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, conferiu posse aos novos directores-gerais adjuntos da referida instituição, respectivamente, Eurico Alexandre Pereira da Silva, para Área de Administração e Finanças e Francisco, e Francisco José Aleixo Fernandes, que responde pela Área Técnica.

Durante último trimestre do ano de 2017, O CNC através da sua área de Intercâmbio Internacional realizou as seguintes actividades:

11.      O CNC fez-se presente no Fórum Anual dos Carregadores – Annual Global Shippers’ Forum realizado em Las Palmas, Espanha de 01- 06 de Outubro de 2017. Neste evento foram analisados e discutidos vários temas tais como:

As responsabilidades do GSF no âmbito da consolidação industrial e o seu impacto para os carregadores, os mercados de linhas marítimas e as políticas de competitividades entre elas, eliminação de práticas anti-competitivas, problemática de segurança marítima e o transporte aéreo. O impacto das taxas portuárias; poluição marítima e aérea e fretes aéreos.

Importa salientar que o evento foi marcado pela apresentação e aprovação do relatório financeiro correspondente ao I Semestre do ano de 2017.

Pág. 1 de 158