Imprimir Email Criado em 04-08-2017

Uíge e Malanje aumentam frota de autocarros

O serviço de transportes públicos da província do Uíge foi reforçado na quarta-feira,2, com  30  autocarros, para operar em rotas urbanas, intermunicipais e inter-provinciais.

Os veículos foram entregues pelo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, a nove empresas de transportes públicos que actuam na província, num acto que contou com a presença do governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, e de outros membros do governo, entidades eclesiásticas e tradicionais.

A distribuição dos meios incluiu alguns parceiros sociais do Governo Provincial do Uíge, com destaque para a Universidade Kimpa Vita, o Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), aos conselhos das igrejas Cristãs em Angola (CICA) e  Reformadas de Angola (CIRA) e à Igreja Católica.

                        

O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, lembrou que, em menos de seis anos, o Executivo distribuiu viaturas de dimensões diferenciadas em quatro ocasiões, mas os meios têm sido mal cuidados.

Um dia antes, terça-feira, foi a vez da província de Malanje, onde foram entregues 25 novos mini-autocarros de marca Yutong, que vão facilitar o transporte de pessoas e mercadorias entre o campo e a cidade.

A entrega dos meios pelo ministro dos Transporte, Augusto da Silva Tomás, faz parte da estratégia do Executivo em ver minimizado a questão de transporte a nível das províncias.   

Na ocasião, o ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, disse que a entrada em circulação destes meios vai mitigar a problemática da transportação de pessoas e mercadorias em toda extensão da região.

Esclareceu que os referidos meios vão permitir criar mais postos de empregos para os jovens e reforçar a capacidade de transportação de pessoas e mercadorias entre a cidade e o campo.

“Malanje hoje ganha meios adaptados à sua própria realidade para as áreas rurais, urbanos, intermunicipais e provinciais”, sustentou.

Tendo em conta a experiência do passado, Augusto da Silva Tomás aconselhou às autoridades da província a melhorarem a fiscalização dos meios, visando garantir a sua durabilidade.

O titular da pasta dos Transportes, pediu também aos beneficiários a cuidarem bem dos meios, mas lembrou que é necessário que se faça manutenção para obedecer os prazos previstos dos seus fabricantes e terem mais tempo de durabilidade.

 Aos motoristas, o responsável solicitou maior responsabilidade na condução e que devem pautar a cumprir com as regras de trânsito, para garantir maior conforto e segurança aos passageiros.

O governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, destacou a importância dos meios entregues, tendo garantindo que vão facilitar a transportação de estudantes, camponeses e funcionários públicos colocados nas sedes municipais, comunais e nas aldeias.

Com os meios entregues, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa, sugeriu a abertura de novas rotas nos municípios de Massango, Kiwaba-zoji, Luquembo para melhor servir as populações destas localidades.

Kwata Kanawa reafirmou que estes bens são fruto dos esforços desenvolvido pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, daí ter solicitado aos proprietários das empresas beneficiárias a cuidarem bem dos meios.

"Pedimos ao ministro dos Transportes a contemplar a província de Malanje com mais autocarros nos próximos tempos para melhor servir a população, tendo em conta o crescimento demográfico", disse.

 

Fonte: conselho nacional de carregadores