sextas Jornadas do carregador Africano, Libreville de 12 a 17 de Novembro

Reunião do Comité Director Alargado da UCCA em Doula, 17-20 de Julho de 2012
Imprimir Email

Por convocação do seu presidente em exercício Coronel IDRISSA Zeinabou Yabo, Directora Geral do Conselho dos Utilizadores dos Transportes Públicos do Níger, realizou-se de 17 à 20 de Julho de 2012, a reunião do Comité director alargado da UCCA que teve lugar em Douala/ Camarões, país sede com objectivo de analisar, discutir e aprovar os pontos inscritos na agenda de trabalhos programado como seguinte;

  1. Relatório das actividades do Secretário Geral;
  2. Situação financeira da Secretaria Geral apresentado pela tesoureiro estatutário da UCCA;
  3. Relatório do comité ad hoc encarregado na harmonização dos dados e sistemas de gestão electrónica do BSC (comummente chamado Certificado de Embarque no caso de ANGOLA);
  4. Relatório do comité ad hoc encarregado no exame dos anexos dos textos revistos da UCCA;
  5. Diverso.

A mesma contou com a presença do Secretário Geral da UCCA, Oito (8) Directores Gerais (Burkina Faso, Camarões, Congo, Cote d´Ivoire, Guiné Bissau, Níger, Senegal e RDC), Dois (2) Directores Gerais Adjuntos e Quatro (4) representantes dos Conselhos de Carregadores membros.

Importa referir que com 15 Conselhos de carregadores que integram a família da UCCA, 14 marcaram presença excepto os Conselhos Maliano de Carregadores por razão da situação política do país.

A delegação representando o Conselho Nacional de Carregadores de Angola (CNC) foi incorporada pelos seguintes funcionários:

  • Sr. Rogério Zandandu, Assessor / GII
  • Sr. José Pedro Gonçalves, Assessor/ DGAO
  • Sr. José Tomas, Consultor/ CNC
  • Sr.ª Filomena Guimaraes, Assistente do GII
  • Sr.ª Ceida Cambangula, Dep. Informática

 ucca

A)Depois da constituição da mesa do presidiam e apresentação, a presidente da UCCA, ladeada pelo Secretário Geral, Tesoureiro, Vice-Presidente, Primeiro e Segundo Relator e Auditor, proferiram os respectivos discursos de boas vindas e de agradecimento ao Governo e Povo do pais anfitriã, realçando aspectos relevantes dos assuntos agendados, exortando aos participantes que se debruçassem com responsabilidade e propondo soluções exequíveis sobre as questões em debate.

B)As discussões centraram-se nos seguintes assuntos:

1- Análise e Aprovação do relatório das actividades realizadas pelo Secretário-geral até ao primeiro Semestre do ano 2012:

Aguarda-se que sejam apresentadas algumas soluções adequadas durante a reunião do Comité Director a ter lugar em Libreville no mês de Novembro deste ano.

2-Sobre harmonização do sistema de gestão electrónica do BSC (boletim de seguimento da carga)

3-Sobre análise do projecto relativo ao estatuto do pessoal da UCCA.

4- Diversos

  1. Abordou-se a questão da realização das sextas jornadas do Carregador Africano e foi chamado atenção ao comité de organização de rever os dois (2) primeiros subtemas, que devem reflectir ao tema Central que «A reposição dos Conselhos de Carregadores Africanos face aos desafios do 21º século» que será apresentado pelo Sr. Mamadou BIGOT, Office Ivoriense de Carregadores (OIC).

UCCA

                                          

CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

1-Aperfeiçoar e actualizar o programa de acção do Secretário Geral tendo em conta as presentes crises económicas e financeiras atravessadas pela maioria dos países do mundo;

2-Orienta-se ao Secretário Geral fazer reflectir no programa de acção para 2013 soluções adequadas e concretas como respostas aos novos desafios, as serias preocupações e inquietações dos carregadores no âmbito do quadro actual das trocas comerciais mundiais.

3-Os conselhos de carregadores devem harmonizar as suas estratégias e procedimentos numa visão global e estrutural com outras instituições operando no sector do comércio marítimo

4-Relativamente as receitas realizadas, devem ser canalizadas para acções mais visíveis que tenham impacto significativo para o apoio aos Governos nos respectivos esforços para o desenvolvimento sustentável das economias marítimas.

Feito em Luanda, aos 26 de Julho de 2012

Fonte: Gti/CNC